Workdays fevereiro 2016

Pela 3ª vez a UED promove os Workdays EaD para apoio aos docentes na atualização das suas UC´s e esclarecimento de dúvidas em preparação para o 2º semestre.

Datas previstas:

16 – ESECS – 09h30 às 13h – Sala S1.36

16 – UED – 14h30 às 18h – Sala de formação da UED

17 – ESTM – 10h às 13h – (A aguardar pela confirmação da sala)


Hora Moodle

A partir de outubro chega à UED a “Hora Moodle

Este ano vamos lançar um novo formato de workshops online. A Hora Moodle é uma formação online síncrona que irá decorrer no dia 2 de cada mês: outubro, novembro e dezembro de 2015.

Mais informações: http://ued.ipleiria.pt/.

 

abc… do Estudante Online

És  estudante em regime de eLearning ou bLearning do IPLeiria? A UED preparou para ti um espaço de ambientação e partilha!

Acede a “abc..do estudante online

 

Workdays setembro

À semelhança do ano anterior, este ano vamos dinamizar os Workdays EaD para apoio aos docentes na atualização das suas UC´s e esclarecimento de dúvidas.

Datas previstas:

17– ESECS – 14h30 às 18h – Sala S1.36

21 – UED – 14h30 às 18h – Sala de formação da UED

23 – ESTM – 14h30 às 18h – (A aguardar pela confirmação da sala)

 


2015/16 NOVOS ESTUDANTES

Bem vindo ao ínicio de uma carreira brilhante.
Como acontece em anos anteriores a UED vai providenciar todo o apoio ao ensino a distância assim como à plataforma moodle.

 

Descobre novas oportunidades de formação em modalidade online, cursos abertos e outra ofertas através do nosso site.

É também possível contactar a UED para problemas de acesso à plataforma de eLearning através do e-mail suporte suporte.ued@ipleiria.pt

 

Bons estudos!

 

 

O artigo “Accessible e-learning – practices and research in the Polytechnic Institute of Leiria (Portugal)” foi apresentado hoje (16-12-2013) no Simposio online promovido pelo W3C/WAI.  O objetivo do simpósio é discutir as diferentes abordagens e aplicações para resolver problemas de acessibilidade em contextos de aprendizagem e explorar caminhos para avançar ainda mais na implementação da acessibilidade em ambientes de aprendizagem, incluindo os Massive Open Online Courses (MOOCs). Juntamente com outros 7 artigos apresentados por instituições de ensino superior de Espanha, China, Reino Unido e Austrália, que serviram de base para um debate, discutiram-se experiências, problemas detetados, investigação desenvolvida e os passos a dar para a elaboração de um conjunto de recomendações para um e-learning acessível.

 

Desculpe, este conteúdo só está disponível em Inglês (Eua).

O Instituto Politécnico de Leiria vai receber, no dia 10 de dezembro de 2013, o Professor Daniel Mill da Universidade Federal de São Carlos (Brasil), Doutor em Educação e Gestor de Educação a Distância.

Durante esta visita o Professor Daniel Mill irá dinamizar a palestra “Competências e desafios do professor EaD”, aberto a todos os participantes sem inscrição prévia (limitado à capacidade do Auditório 1 – ESECS).

 

Programa
11H00 – Visita à Unidade de Ensino a Distância (Campus 5)

13H00 – Almoço

14H30 – Reunião informal com coordenadores de cursos EaD do IPL (Campus 1)

16H00 – Palestra “Competências e desafios do professor EaD” (Auditório 1, Campus 1)

18H00 – Espaço para questões. Considerações finais.

Encontram-se abertas as inscrições para a 1ª edição do curso “Construção e partilha de mapas mentais” promovido pela Unidade de Ensino a Distância (UED).

 

Nos dias de hoje é importante usufruir de uma ferramenta que nos ajude a estruturar o nosso pensamento. É cada vez mais importante sintetizar e esquematizar a informação de forma visual, estimulando a memorização, a organização de informação e até mesmo a criatividade. Nesta formação iremos abordar o conceito e o processo de construção de um mapa mental utilizando uma ferramenta online (MindMeister).

 

Este workshop destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (funcionário docente/funcionário não docente/estudante).

 

Mais informações

 

Encontram-se abertas as inscrições para a 2ª edição do workshop: “Produção de documentos digitais acessíveis”.

De acordo com a Lei nº 36/2011 e a RCM nº 91/2012 a Administração Pública está obrigada a cumprir o nível “A” das WCAG para a informação disponibilizada na internet e o nível “AA” para os serviços disponibilizados na internet.

Conscientes que muita informação é disponibilizada em PDF, em texto ou imagem, tendo como base documentos produzidos em MS WORD, MS EXCEL, MS PowerPoint ou equivalentes do Open Office, o workshop “Produção de documentos digitais acessíveis” pretende dotar os participantes de conhecimento relativo às WCAG e às funcionalidades e procedimentos a adotar para criar documentos digitais acessíveis.

 

Este workshop destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (docente/funcionário não docente/estudante).

As inscrições estão limitadas a 20 participantes.

 

O conceito tradicional de apresentação atual resume-se à utilização de diapositivos para transmitir informação de uma forma sequencial. Em 2009 surgiu o Prezi, uma ferramenta web e colaborativa que veio romper com este conceito incutindo um novo paradigma de comunicação. Nesta formação irá conhecer as principais funcionalidades do Prezi e criar uma apresentação utilizando esta ferramenta.

 

A formação “Potencialidades pedagógicas do Prezi” destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (docente/funcionário não docente/estudante).

 

Mais informações 

A Unidade de Ensino a Distância (UED) irá dinamizar a 1ª formação totalmente a distância sobre “Produção e partilha de vídeos em contexto educativo”.

 

Com a evolução tecnológica dos últimos anos, é cada vez mais fácil criar e partilhar vídeos, sendo esta uma prática comum entre jovens. Porém a criação de vídeos educativos, é uma atividade mais complexa, pois exige um planeamento prévio. Nesta formação iremos falar sobre a importância dos vídeos em contexto educativo, conhecer “boas práticas” para a sua construção e elaborar um exemplo educativo, partindo das funcionalidades básicas de edição do Movie Maker.

 

O curso terá início dia 15 de novembro e decorrerá  durante 1 semana numa plataforma de e-Learning. Os formandos serão acompanhados por tutores que irão dinamizar atividades e esclarecer dúvidas ao longo da semana.

 

Destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (docente/funcionário não docente/estudante).


Mais informações

Encontram-se abertas as inscrições para a 2ª edição do curso “Gestão do Tempo” na modalidade online, dirigido aos estudantes do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), produzido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), em colaboração com a Unidade de Ensino a Distância (UED).

 

Numa época em que sentimos que cada vez temos menos tempo para organizar as diversas tarefas pessoais, académicas e profissionais é essencial dotar os estudantes de competências que permitam uma gestão eficaz do tempo.

 

A formação irá decorrer numa plataforma de e-Learning durante 4 semanas (18 de novembro a 15 de dezembro) e procura conjugar a partilha de informação teórica com a realização de um conjunto de exercícios práticos que ajudem o estudante a atingir o equilíbrio entre as responsabilidades académicas e/ou profissionais e a dedicação à vida pessoal.

 

As inscrições estão limitadas a 30 participantes.

Para saber mais clique no Guia do curso.

Para se inscrever aceda ao Formulário de inscrição.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o Workshop “Produção de Conteúdos Multimédia” no dia 6 de novembro das 9h30 às 12h30 na sala de formação A do Campus 5.

 

Neste workshop iremos construir um conteúdo multimédia a partir da aplicação de um Modelo Pedagógico de produção de conteúdos multimédia (CODER) e explorar uma ferramenta de autor (eXelearning).

 

Destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (docente/funcionário não docente/estudante).

As inscrições estão condicionadas ao número de lugares da sala de formação.

 

Mais informações

Encontram-se abertas as inscrições para a 1ª edição do curso “Criação e composição de suportes gráficos” promovido pela Unidade de Ensino a Distância (UED).

 

Nos dias de hoje é cada vez mais importante sintetizar e esquematizar a informação de forma visual. Neste workshop iremos abordar processos criativos e técnicas recorrendo a imagens e texto para comunicar e organizar a informação, partindo de uma ferramenta de edição online (Pixlr).

 

Este workshop destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (docente/funcionário não docente/estudante).

 

Mais informações

No próximo dia 23 de outubro será dinamizado o workshop presencial “Produção e partilha de documentos online (Google Drive)”, incluído no plano de formação da Unidade de Ensino a Distância (UED).

 

O Google Drive, é um serviço online que permite o arquivo de documentos na nuvem Google e agrega um conjunto de ferramentas de produtividade para criação, edição, publicação e partilha de documentos online: folhas de cálculo, documentos, desenhos, apresentações e formulários. É semelhante a uma ferramenta Office e tem como grande vantagem permitir o trabalho colaborativo através de diferentes dispositivos que possuam ligação à internet.

 

Destina-se ao Público em Geral, Professores do Ensino Básico e Secundário, Membros da Rede IPLeiri@lumni, e é gratuito para a Comunidade do IPLeiria (docente/funcionário não docente/estudante).

 

Mais informações

 

Encontram-se abertas as inscrições para a 7ª edição do curso “Formação de Docentes e Tutores EaD” promovido pela Unidade de Ensino a Distância (UED). Numa época em que assistimos ao crescimento da oferta formativa online, é essencial dotar os docentes e formadores de competências específicas para o exercício de funções de tutor online, suportados por ambientes virtuais de aprendizagem.

 

O curso decorrerá na modalidade b-learning e tem a duração de 8 semanas (16 de outubro e 10 dezembro). Destina-se ao Público em Geral, Funcionários da Associação Politécnica, Membros da Rede IPLeiria@lumni e Comunidade do IPL (docente e não docente).

Mais informações 

De acordo com a Lei nº 36/2011 e a RCM nº 91/2012 a Administração Pública está obrigada a cumprir o nível “A” das WCAG para a informação disponibilizada na internet e o nível “AA” para os serviços disponibilizados na internet.

Conscientes que muita informação é disponibilizada em PDF, em texto ou imagem, tendo como base documentos produzidos em MS WORD, MS EXCEL, MS PowerPoint ou equivalentes do Open Office, o workshop “Produção de documentos digitais acessíveis” pretende dotar os participantes de conhecimento relativo às WCAG e às funcionalidades e procedimentos a adotar para criar documentos digitais acessíveis.

 

Este workshop decorrerá dia 9 de outubro, das 9h30 ao 12h30, no Campus 5, em Leiria, e destina-se à Comunidade do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), Membros da Rede Alumni do IPL, Profissionais da Educação e Público em Geral.

 

Para mais informações clique aqui

 

No próximo dia 27 de setembro de 2013 inicia-se o Ciclo de Seminários “Educação e Tecnologia” que, ao longo de 4 semanas, aborda várias temáticas atuais relacionadas com educação e tecnologia:

 

. 27 setembro
iTunes U no iPL – como passar de 50 alunos presenciais a 25.000 alunos espalhados pelo mundo
Nuno Fonseca . ESTG . IPLeiria

. 4 outubro
Comunicação Acessível
Josélia Neves . ESTG/ESECS . IPLeiria

. 11 outubro
Conteúdos multimédia na educação
Carina Rodrigues . UED . IPLeiria

. 18 outubro
Tecnologias emergentes na educação
Nelson Jorge . UED . IPLeiria

 

Os seminários realizam-se no Auditório 1 da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria, no horário 19h00 – 20h00, e são abertos a toda a comunidade interna e externa ao Instituto Politécnico de Leiria, não exigindo inscrição.

 

Organização: Unidade de Ensino a Distância | Mestrado em Utilização Pedagógica das TIC | Mestrado em Comunicação Acessível | Licenciatura em Educação Social e Comunicação Multimédia

CicloSeminarios_EdTec

A Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria (IPLeiria) vai estar presente no 19º Congresso Internacional ABED de Educação a Distância cujo tema deste ano será “Bons Profissionais Fazem Bons Programas de EAD: Como Estamos?”, a decorrer em São Salvador – Bahia, entre os dias 9 e 12 de setembro de 2013.

O congresso visa abrir espaço para que investigadores, educadores e dirigentes organizacionais possam partilhar trabalhos de investigação científica, relatos de experiências inovadoras, participar em mesas-redondas com especialistas do Brasil e de outros países, estabelecer contatos profissionais e integrar grupos de trabalho de diferentes linhas de atuação.

A participação da UED estará integrada no painel internacional deste congresso, onde será apresentado um panorama do trabalho desenvolvido pelo IPLeiria na área do ensino a distância nos últimos anos.

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços a Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria fez um upgrade à plataforma de e-Learning Moodle, que estará em funcionamento a partir do próximo ano letivo 2013/14. Embora as funcionalidades sejam semelhantes à versão anterior, o Moodle 2.5 apresenta algumas melhorias ao nível da inserção e gestão de recursos e atividades.

Neste sentido, a UED preparou um conjunto de Workshops práticos para docentes que abordam as novas funcionalidades da plataforma em dois níveis: Recursos e Atividades; Avaliação e Testes.

As inscrições para o primeiro conjunto de workshops a realizar em setembro de 2013 estão abertas e podem ser efetuadas no nosso portal, através do link:

http://www.ued.ipleiria.pt/ensino-a-distancia/formacao/

A convite do Centro de Inovação e Estudo da Pedagogia no Ensino Superior (CINEP), o modelo de ensino a distância do Instituto Politécnico de Leiria foi publicado, em janeiro de 2013, no n.º 23 da série de cadernos de pedagogia no ensino superior.

Nesta publicação o enfoque é dado aos 4 pilares do modelo, descritos pelos designers instrucionais e ex-diretor da Unidade de Ensino a Distância.

Referência:

Rodrigues, C.; Francisco, M.; Jorge, N. & Costa, R. (2013). Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: definição de um modelo e seus pilares. Coleção Cadernos de pedagogia no ensino superior, nº 23, janeiro 2013. CINEP – IPC, Coimbra. ISSN: 1647-032x. Disponível em: http://issuu.com/cinep/docs/23-_cadernos_de_pedagogia_no_ensino_superior

Encontra-se aberta a 1º fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior.
No regime de ensino a distância o Instituto Politécnico de Leiria oferece 4 licenciaturas com um total de 92 vagas, nas seguintes áreas:

O ensino a distância no IPLeiria decorre numa plataforma de e-learning onde professores e estudantes comunicam em modo síncrono e assíncrono. Não existe qualquer diferença entre os conteúdos programáticos lecionados no regime presencial e regime de ensino a distância.

As grandes diferenças residem na forma como o professor planeia a aprendizagem do estudante, cria o ambiente virtual de aprendizagem e gere a comunidade e o processo de aprendizagem; e na forma como o estudante organiza o seu estudo, comunica e interage com a comunidade e com os recursos de aprendizagem.

A apresentação de candidaturas decorre entre 17 de julho e 9 de agosto.

Mais informações em http://cursos.ipleiria.pt

 

Irá decorrer no próximo dia 18 de julho o primeiro Encontro de e-Professores do IPLeiria.
Pretende-se com este encontro promover a partilha de experiências e o debate de ideias entre todos os professores envolvidos nos cursos EaD.
O encontro tem início às 10h30 na Escola Superior de Saúde de Leiria e prolonga-se até às 17h.
Para participar no encontro deverá inscrever-se até 14 de julho em: http://sites.ipleiria.pt/inqueritos/index.php/398987/lang-pt

Para mais informações aceda à página do encontro em: http://ead.ipleiria.pt/ucs201213/course/view.php?id=9724 ou envie email para ued@ipleiria.pt

Encontro de e-Professores

Encontro de e-Professores

O LimeSurvey é uma plataforma livre que permite aos utilizadores criar e disponibilizar inquéritos online de forma rápida e intuitiva. Esta plataforma é disponibilizada pela Unidade de Ensino a Distância a toda a comunidade IPLeiria e para qualquer contexto de trabalho, seja ele académico ou para apoio/avaliação de serviços.

Os workshops sobre esta plataforma surgem na sequência da crescente solicitação deste serviço à UED, contabilizando atualmente mais de duas centenas de inquéritos disponibilizados, para além dos inquéritos pedagógicos que são realizados semestralmente também nesta plataforma.

 

Inscrições aqui

Guia do Curso

Encontram-se disponíveis para preenchimento os inquéritos de desempenho pedagógico relativos às unidades curriculares do 2º semestre do ano letivo 2012/2013. Os inquéritos são respondidos por estudantes e docentes na plataforma moodle, depois de se autenticarem em http://ead.ipleiria.pt/

 

Os inquéritos são anónimos, preenchidos e submetidos online.
Os inquéritos têm como objetivo a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e, nesse sentido, apela-se à colaboração empenhada e responsável de todos os estudantes. Assim, é importante assegurar um número de respostas estatisticamente válido para viabilizar a publicação dos resultados.

Os resultados dos inquéritos serão divulgados posteriormente aos estudantes e aos docentes de cada UC.

 

Colabore com as suas opiniões, porque elas contam!

Qualquer dificuldade técnica deve ser reportada para o endereço suporte.ued@ipleiria.pt

O LimeSurvey é uma plataforma livre que permite aos utilizadores criar e disponibilizar inquéritos online de forma rápida e intuitiva. Esta plataforma é disponibilizada pela Unidade de Ensino a Distância a toda a comunidade IPLeiria  e, para qualquer contexto de trabalho, seja ele académico ou para apoio ou avaliação de serviços.

Os workshops sobre esta plataforma surgem na sequência da crescente solicitação deste serviço à UED, contabilizando atualmente mais de duas centenas de inquéritos disponibilizados, sem contar com os inquéritos pedagógicos que são realizados semestralmente também nesta plataforma.

 

Inscrições aqui

 

 Guia

 

A Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria marcará presença nas Jornadas Internacionais sobre “A importância do eLearning no futuro do ensino superior”, a realizar no dia 31 de maio de 2013 no Instituto Politécnico de Portalegre.

“5 anos de Ensino à Distância no Instituto Politécnico de Leiria” será o tema apresentado pela UED, num programa que contará também com a partilha de experiências de outras instituições.

Ver programa completo.

A Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) vai dinamizar 2 workshops, no próximo dia 11 de maio, inseridos na Conferência Internacional “Investigação, Práticas e Contextos em Educação” que se realiza na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

 

Workshops na ESECS, sala 0.32

11h00 – Ensinar e aprender com Apps (iPad e Android)

12h00 – Potencialidades pedagógicas do Prezi

 

Inscrições no IPCE2013:
http://sites.ipleiria.pt/ipce2013/inscricoes-2/

Depois de se inscrever na Conferência pode inscrever-se nos workshops em:
http://sites.ipleiria.pt/ipce2013/programa/

O dinamismo da apresentação, o detalhe dos conteúdos e as relações possíveis de apresentar fazem do Prezi uma ferramenta com enorme potencial para utilização no ensino da saúde. É neste contexto que surge o presente workshop, onde iremos abordar a ferramenta Prezi e o seu potencial pedagógico na exploração de temáticas relacionadas com a saúde.

Guia do workshop

Destinatários: Docentes do IPLeiria, em particular da ESS.

Requisitos: para participar no workshop deverá trazer computador portátil e rato.

Local: S.1.07A – ESS (campus 2 do IPLeiria)

15 maio | 9h30 às 12h30

Inscrições aqui

No dia 22 de abril de 2013 decorreu a tomada de posse da nova Diretora da UED, a Doutora Rita Cadima.

No discurso de tomada de posse mostrou-se honrada pelo convite e referiu “empenho e dedicação nas suas novas funções e total disponibilidade para cooperar com as várias Escolas do Instituto na dinamização de projetos de ensino a distância a nível nacional e internacional”.

Rita Cadima é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciêncas da Universidade do Porto; tem mestrado em Matemática – Fundamentos e Aplicações também pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; e tem doutoramento em Engenharia Multimédia pela Universidade Politécnica da Catalunha.
É professora do Instituto Politécnico de Leiria desde 2000 e coordenadora do mestrado em Ciências da Educação, especialização em Utilização Pedagógica das TIC, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.

Encontram-se abertas as inscrições para a 1.ª edição do curso “Gestão do Tempo” na modalidade online, dirigido aos estudantes do ensino superior do Instituto Politécnico de Leiria (IPL), produzido pelo Serviço de Apoio ao Estudante (SAPE), em colaboração com a Unidade de Ensino a Distância (UED).

Numa época em que sentimos que cada vez temos menos tempo para organizar as diversas tarefas pessoais, académicas e profissionais é essencial dotar os estudantes de competências que permitam uma gestão eficaz do tempo.

A realização desta formação procura conjugar a partilha de informação teórica com a realização de um conjunto de exercícios práticos que ajudem o estudante a atingir o equilíbrio entre as responsabilidades académicas e/ou profissionais e a dedicação à vida pessoal.

Clique no Guia do Curso para obter mais informações.

Para se inscrever aceda ao Formulário de inscrição.

A Unidade de Ensino a Distância está a preparar um ciclo de workshops dirigidos à comunidade académica do Instituto Politécnico de Leiria.

O primeiro workshop “Produção e partilha de screencasts” (captura de ecrã) será realizado no dia 24 de abril das 9h30 às 12h30 na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida ao pessoal docente do IPLeiria.

 

O workshop tem como objetivos:

– Abordar o potencial pedagógico dos screencasts, úteis na elaboração de tutoriais, demonstrações, resolução de exercícios, entre outros.

– Aprender a preparar, produzir e partilhar um screencast numa plataforma de e-Learning

Para a elaboração do screencast serão abordadas ferramentas simples de captura de ecrã, tais como o screenr, screencast-o-matic.

Em breve serão divulgados novos workshops no portal da Unidade de Ensino a Distância.

Inscrições:

Aqui

Requisitos:

Trazer headphones (com microfone)

 

flyer_Screencasts

 

A Unidade de Ensino a Distância vai receber no dia 11 de abril o Professor Petar Jandric do Polytechnic of Zagreb (Croácia), especialista na área do “Critical e-Learning”. Durante esta visita o Professor irá dinamizar um seminário sobre esta temática, aberto a todos os participantes sem inscrição prévia (limitado à capacidade da sala).

 

Programa
09H30 – Visita à Unidade de Ensino a Distância
10H00 – Apresentação do Modelo de Ensino a Distância do IPLeiria
10H30 – Intervalo
11H00 – Seminário “Critical e-Learning”
12H00 – Espaço para comentários e partilha de opiniões

Local: sala D, Campus 5 do Instituto Politécnico de Leiria.

 

Nota biográfica (em inglês) do Prof. Petar Jandric

Petar Jandric (PhD) is Senior Lecturer in e-Learning at the Polytechnic of Zagreb, Croatia. His previous appointments include Croatian Academic and Research Network, National e-Science Centre at the University of Edinburgh, Glasgow School of Art and Cass School of Education at the University of East London. Petar has published extensively on inter-, trans- and anti-disciplinary, and the relationships between critical education, technologies, arts and society. He is involved in various programme committees and advisory bodies, reviews for several journals, publishes popular science and regularly talks in front of diverse audiences. His recent publications include the book Critical e-learning: struggle for power and meaning in the network society (2012).

Encontram-se abertas as inscrições para a 6ª edição do curso “Formação de Docentes e Tutores EaD” promovido pela Unidade de Ensino a Distância.
Numa época em que assistimos ao crescimento da oferta formativa online, é essencial dotar os docentes e formadores de competências específicas para o exercício de funções de tutor online, suportados por ambientes virtuais de aprendizagem.
No âmbito da adequação das Unidades Curriculares do regime presencial para o regime a distância, a UED tem vindo a desenvolver ações de formação para os docentes envolvidos no processo da planificação, criação de conteúdos e tutoria em Ensino a Distância (EaD).

O curso destina-se ao pessoal docente e não docente do IPL.

 

Guia do curso

Formulário da inscrição

No passado dia 12 de março de 2013 a Unidade de Ensino a Distância (UED) reuniu com representantes da Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros, Brasil) no âmbito de uma visita de intercâmbio educacional ao IPLeiria, para conhecimento das atividades realizadas pela UED na área da educação a distância (EaD). Foram abordados temas como:

  • Gestão de sistemas de EaD: aspetos organizacionais e pedagógicos;
  • Materiais didáticos para EaD: importância, cuidados e processo de produção;
  • Medias utilizados em EaD;
  • Apresentação e utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem;
  • Saberes docentes na educação virtual;
  • Processo de capacitação em EaD.

Esta visita serviu também para conversar sobre futuras parcerias a estabelecer entre ambas as instituições, no âmbito do EaD.

visita_unimontes

Encontram-se disponíveis para preenchimento os inquéritos de desempenho pedagógico relativos às unidades curriculares do 1º semestre do ano letivo de 2012/2013 (os inquéritos são respondidos por estudantes e docentes, na plataforma moodle depois de se autenticarem) – http://ead.ipleiria.pt/ .

 

Os inquéritos são anónimos e poderão ser preenchidos e submetidos online.
Os resultados dos inquéritos serão divulgados posteriormente aos estudantes e aos docentes de cada UC.
Os inquéritos têm como objetivo a melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem e, nesse sentido, apela-se à colaboração empenhada e responsável de todos os estudantes. É importante assegurar um número de respostas estatisticamente válido para viabilizar a publicação dos resultados.

 

Colabore com as suas opiniões, porque elas contam!

Quaisquer dificuldades técnicas devem ser reportadas para o endereço suporte.ued@ipleiria.pt.

A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria deseja a toda a comunidade académica, aos seus amigos e seguidores nas redes sociais e a todos em geral um Feliz Natal e um próspero ano novo.

O Sapo TeK dá hoje destaque ao iTunesU do Instituto Politécnico de Leiria, referindo o facto de já terem sido descarregados mais de 100 mil vídeos desde janeiro 2012. A Unidade de Ensino a Distância orgulha-se pelo número atingido e pela contribuição dada em mais um projeto de sucesso da nossa Instituição.

Fonte: http://tek.sapo.pt/extras/site_do_dia/tutoriais_do_ip_leiria_no_itunes_u_1276634.html

O Instituto Politécnico de Leiria, através da sua Unidade de Ensino a Distância, encontra-se a desenvolver a segunda edição dos cursos de formação profissional na modalidade b- Learning, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH).

Os cursos destinam-se aos funcionários do IPL e visam a aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes em diferentes áreas, com o objetivo de melhorar a sua prática profissional.

A implementação de cursos nesta modalidade de ensino apresenta vantagens relativamente ao presencial, pelo facto dos colaboradores do IPL poderem organizar o seu tempo de forma mais eficaz, atendendo à sua disponibilidade espácio-temporal.

De momento encontram-se a decorrer as segundas edições dos cursos de MS Word e MS Excel – Utilização Avançada e até ao final do ano estão previstos a realização de mais duas ações: Gestão da Qualidade na Administração Pública e Planeamento Gestão e Avaliação de Projetos.

A Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria (UED), esteve presente no 18º Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED que decorreu em São Luis do Maranhão entre 23 e 26 de Setembro. Este evento, que este ano contou com mais de 1500 participantes de diversos países, em especial da américa latina, Portugal e Espanha, é já um dos maiores encontros sobre educação a distância realizado na américa latina.

O diretor da UED apresentou a comunicação “Do ensino presencial ao ensino a distância, percurso do Instituto Politécnico de Leiria” numa sessão bastante participada e onde foi possível debater diversas questões com os presentes sobre a implementação desta modalidade de ensino no nosso instituto.

Já no dia 28 de Setembro, o diretor da UED esteve em Sobral, Ceará, para uma visita de trabalho às Faculdades Inta com a qual assinou recentemente um protocolo de colaboração. Durante a estadia, foi gravado um programa para a TV Interaja e dada uma entrevista para o jornal Sobral News.

Ainda durante a sua permanência no Brasil, Rogério Costa deslocou-se ao Instituto Anísio Teixeira (IAT), ligado à Secretaria da Estado da Educação da Bahia, onde apresentou, à direção do IAT e aos professores da rede Estadual da Bahia do programa EMItec, o curso especialização em tecnologias educativas para profissionais de educação desenvolvido pela UED.

Encontram-se abertas as inscrições para a 5ª edição do curso “Formação de Docentes e Tutores EaD” promovido pela Unidade de Ensino a Distância.
Numa época em que assistimos ao crescimento da oferta formativa online, é essencial dotar os docentes e formadores de competências específicas para o exercício de funções de tutor online, suportados por ambientes virtuais de aprendizagem.
No âmbito da adequação das Unidades Curriculares do regime presencial para o regime a distância, a UED tem vindo a desenvolver ações de formação para os docentes envolvidos no processo da planificação, criação de conteúdos e tutoria em Ensino a Distância (EaD).

O curso destina-se ao pessoal docente e não docente do IPL.

 

Guia do curso

Formulário da inscrição

 

curso_e-tutores

Aviso aos novos estudantes colocados em cursos de licenciatura no regime de ensino a distância (2012/2013)

Datas das sessões presenciais de apresentação/ambientação

 

:: MARKETING TURÍSTICO

Sessão de ambientação à plataforma de e-Learning

18 de setembro, 18H00

Sala de informática n.º 2

Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar – ver mapa

 

:: MARKETING

Sessão de ambientação à plataforma de e-Learning (estudantes do 1º ano)

19 de setembro, das 18H30 às 19H30

Sala Ds.1.14 (edifício D)

Reunião de apresentação do curso com coordenadora e docentes (estudantes do 1º, 2º e 3º ano)

19 de setembro, 19H30

Sala Ds.0.6 (edifício D)

Consultar Guia de Integração, Matrículas e outras informações

Escola Superior de Tecnologia e Gestão – ver mapa

 

:: EDUCAÇÃO BÁSICA & RELAÇÕES HUMANAS E COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL

Reunião com os coordenadores de curso – consultar datas das sessões

Escola Superior de Educação e Ciências Sociais – ver mapa

 

Acesso à plataforma de e-Learning (Moodle): http://ead.ipleiria.pt

Queres entrar no ensino superior? Tens mais de 23 anos?
O curso preparatório m23 prepara-te para as Provas M23 que permitem o acesso aos cursos superiores do Instituto Politécnico de Leiria a maiores de 23 anos.
Candidaturas online até 21 de setembro de 2012. Não percas esta oportunidade!
Para mais informações consulta a imagem de divulgação e a página do IPLeiria em www.ipleiria.pt

 

CartazM23

O Instituto Politécnico de Leiria encontra-se a recrutar formadores (as) para planeamento e tutoria online de dois cursos de formação a distância, com a duração de 30 horas cada, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH). A colaboração em regime de prestação de serviços, no valor de 30 €/hora, estima-se com a duração de dois meses – um mês para preparação e desenvolvimento da ação e um mês para acompanhamento e execução da ação que prevê uma sessão presencial de 6 horas.

Requisitos mínimos de candidatura:

  • Licenciatura;
  • Certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCPF);
  • Conhecimentos e experiência comprovada como formador, nas áreas de Gestão da Qualidade na Administração Pública e ou Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos;
  • Experiência comprovada na colaboração de projetos de formação e-learning

Para submeter a sua inscrição, preencha o seguinte formulário até 30 de setembro. Os candidatos pré-selecionados serão contactados no prazo máximo de 10 dias após esta data.

[form formacao-ipleiria]

No próximo ano letivo a imagem da plataforma de eLearning vai aparecer renovada. Com esta nova imagem pretendemos associar-nos ao projeto IPL (+) Inclusivo, tornando-a mais leve, mais navegável e usável.

Todas as funcionalidades mantêm-se inalteradas e neste novo espaço pode consultar as unidades curriculares do novo ano letivo, mas também  as uc’s de 2011-2012 e de 2010-2011, respetivamente.

Esperemos que este esforço seja do agrado de todos e agradecemos que nos enviem os vossos comentários e sugestões para o endereço suporte.ued@ipleiria.pt.

 

 

A Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria, foi tema de reportagem na edição do Região de Leiria do dia 27 de julho de 2012.

A UED, enquanto unidade orgânica do IPLeiria com responsabilidade de coordenar todas as atividades de e-learning do Instituto, desempenha um papel fundamental na implementação das licenciaturas a distância.

As 4 licenciaturas a distância representam, aproximadamente, 2% do total de estudantes do IPLeiria. Mediante um planeamento e estruturação adequados o IPLeiria, a seguir à Universidade Aberta, é a Institução de Ensino Superior pública nacional com maior número de licenciaturas nesta modalidade de ensino.

Fruto de um trabalho de colaboração entre as Escolas e a UED, iniciado em 2000 e formalizado em 2006 com a constituição da Unidade de Ensino a Distância, o Instituto Politécnico de Leiria é hoje uma referência a nível nacional e internacional, nesta modalidade de ensino.

 

 

 

O Instituto Politécnico de Leiria, através da UED, a Universidade Aberta através do LE@D,  e a Universidade de Lisboa, através do e-learning Lab organizam o 2º Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior, a decorrer no dia 8 de outubro de 2012 no Museu das Comunicações, Fundação Portuguesa das Comunicações, em Lisboa.

O programa provisório está disponível no site do evento. A inscrição é gratuita mas obrigatória através deste formulário.
Informação e inscrições disponíveis no site – http://www.elies.pt/

Estão abertas as candidaturas para o Mestrado em Marketing Relacional, agora com novo modelo de funcionamento em regime b-Learning, coordenado pela Professora Alzira Marques, Doutora em Organização e Gestão de Empresas e autora do recente livro “Marketing Relacional – Como transformar a fidelização de clientes numa vantagem competitiva“.

A Unidade de Ensino a Distância encontra-se a colaborar com o corpo docente na preparação deste curso que terá uma componente de formação online e presencial (sextas-feiras e/ou sábados).

Em termos gerais o curso pretende desenvolver um conjunto integrado de competências dinâmicas, solidamente alicerçadas em conhecimentos e capacidades de compreensão de nível avançado na área científica de Marketing Relacional e evidenciadoras do saber integrar conhecimentos, do saber aplicar, do saber delimitar e resolver problemas, do saber comunicar, do saber seleccionar e recolher/produzir informação de modo profissional, assim como do saber aprender de modo autónomo ao longo da vida. Para mais informações consulte o folheto informativo.

Para candidaturas online (até 30 de junho 2012) aceda a http://candidaturas.ipleiria.pt

Os Serviços de Documentação do IPL oferecem um novo serviço destinado à comunidade académica do IPLeiria – a Biblioteca de eBooks.

Este novo serviço apresenta grandes vantagens como por exemplo o acesso online a ebooks de várias editoras internacionais e a sua consulta em vários suportes (PC, telemóvel, tablets).

Para saber mais aceda a http://www.iacervo.com/ipl/ e veja como pode utilizar a Biblioteca de eBooks bem como os títulos já disponíveis.

A Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPLeiria realiza nos próximos dias 25 e 26 de maio de 2012 a Conferência Internacional de Investigação, Práticas e Contextos em Educação. O evento tem como objetivo proporcionar uma oportunidade para que profissionais de diversas áreas ligadas à educação e com interesses multidisciplinares interajam e partilhem experiências e conhecimentos, contribuindo e estimulando a investigação e a evolução de práticas em educação. O programa aborda várias temáticas como o currículo, inclusão e tecnologias, entre outras. Para mais informações e inscrições consulte o site da conferência.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o “Workshop Moodle – Relatórios e Gestão da Avaliação” no dia 07 de maio das 9h30 às 12h30, na sala de formação A do campus 5. Este workshop tem como objetivo geral dotar os seus participantes de competências para gerir as principais ferramentas de avaliação do Moodle.

Os workshops Moodle são dirigidos ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

Para mais informações consulte o guia do workshop. Inscreva-se através do nosso portal ou clique aqui (acesso direto ao formulário de inscrição).

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o “Workshop Moodle – Gestão de Recursos e Atividades” no dia 27 de abril das 9h30 às 12h30, na sala de formação A do campus 5. Este workshop tem como objetivo geral dotar os seus participantes de competências que lhes permitam criar, partilhar e gerir conteúdos, bem como criar e gerir atividades numa UC no Moodle.

Os workshops Moodle são dirigidos ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

Para mais informações consulte o guia do workshop. Inscreva-se através do nosso portal ou clique aqui (acesso direto ao formulário de inscrição).

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o “Workshop Moodle – Estruturação e Configuração da UC” no dia 16 de abril das 9h30 às 12h30, na sala de formação A do campus 5. Trata-se do primeiro de um conjunto de workshops sobre o Moodle a dinamizar ao longo do 2º semestre. O presente workshop tem como objetivo geral preparar os formandos para utilizar o Moodle como ferramenta de comunicação e partilha de conteúdos, sendo dirigida ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

Para mais informações consulte o guia do workshop. Inscreva-se através do nosso portal ou clique aqui (acesso direto ao formulário de inscrição).

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o Workshop SPSS Avançado – Do questionário à análise estatística, nos dias 17 e 18 de abril das 14:00 às 17:30 (duas tardes), na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

Neste workshop abordaremos questões ligadas à construção e validação de escalas multifatoriais e análise estatística dos dados. Com forte componente prática, pretende-se que os participantes adquiram conhecimentos básicos de criação e validação de questionários e de técnicas estatísticas para o tratamento dos dados recolhidos.

Para mais informações consulte o folheto do workshop.

 

Data e Hora: 17 e 18 de abril de 2012 | 14:00H – 17:30H
Local: Sala de formação A do Campus 5
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria

Formador: Rogério Costa e Pedro Gaspar

Destinatários: Funcionários docentes e não docentes do IPLeiria
Preço: Gratuito
Inscrições emhttp://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/ ou http://www.ued.ipleiria.pt/ensino-a-distancia/formacao/

Nota importante: Os formandos poderão trazer um PC portátil com o programa instalado.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o terceiro Workshop de produção rápida de conteúdos multimédia – Udutu, no dia 28 de março das 9:30h às 12:30h, na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

As inscrições para este workshop encontram-se encerradas uma vez que esgotaram rapidamente. Assim, face à grande procura manifestada pela comunidade académica do IPLeiria serão anunciadas novas datas brevemente. Para mais informações consulte o folheto do workshop.


A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar um Workshop sobre produção de conteúdos multimédia com o  eXelearning no dia 4 de abril das 9:30h às 12:30h, na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida, em especial, ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

Para mais informações consulte o folheto do workshop

 

Data e Hora: 4 de abril de 2012 | 9:30H – 12:30H
Local: Sala de formação A do Campus 5
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPL

Formador: Carina Rodrigues

Destinatários: Funcionários docentes e não docentes do IPL
Preço: Gratuito
Inscrições emhttp://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/ ou http://www.ued.ipleiria.pt/ensino-a-distancia/formacao/

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar o segundo Workshop de produção rápida de conteúdos multimédia, no dia 16 de março das 9:30h às 12:30h, na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

As inscrições para este workshop encontram-se encerradas uma vez que esgotaram rapidamente. Assim, face à grande procura manifestada pela comunidade académica do IPLeiria serão anunciadas novas datas brevemente. Para mais informações consulte o folheto do workshop.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar um Workshop sobre a produção de conteúdos multimédia no dia 9 de março das 9:30h às 12:30h, na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida, em especial, ao pessoal docente e não docente do IPLeiria.

Para mais informações consulte o folheto do workshop

 

Data e Hora: 9 de março de 2012 | 9:30H – 12:30H
Local: Sala de formação A do Campus 5
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPL

Formador: Carina Rodrigues

Destinatários: Funcionários docentes e não docentes do IPL
Preço: Gratuito
Inscrições emhttp://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/ ou http://www.ued.ipleiria.pt/ensino-a-distancia/formacao/

A Unidade de Ensino a Distância (UED) vai participar nos seminários promovidos pela coordenação do mestrado em Ciências da Educação, especialização em Utilização Pedagógica das TIC da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do IPL.

No próximo dia 9 de Março, pelas 18:30,  Rogério Costa vai abordar o tema “Educação a distância – um desafio atual”, no dia 16 de Março, também às 18:30, Nelson Jorge falará sobre as “tecnologias emergentes na educação” e no dia 23 de Março, Carina Rodrigues trabalhará o tema da produção de conteúdos multimédia na educação.

Além da participação da UED nestes seminários, que se realizam às sextas feiras às 18:30h e aos sábados às 10h desde o dia 2 até ao dia 24 de março, no auditório 1 da ESECS, são também convidados Pedro Gaspar e Josélia Neves do IPL, Maria José Marcelino e António José Mendes da Universidade de Coimbra.

Face ao elvado número de inscrições nas edições anteriores, a Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar mais um Workshop SPSS, nível básico, nos dias 15 e 16 de fevereiro das 14:00h às 17:30h (duas tardes), na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida, em especial, ao pessoal docente e não docente do IPL.

Numa altura em que a análise de dados assume uma importância crescente na gestão da informação, este workshop pretende iniciar os participantes no uso de uma ferramenta de análise estatística. Depois de uma visão geral do SPSS, incluindo o percurso do questionário até à construção da base de dados, serão trabalhados aspetos práticos de análise estatística descritiva básica e a exportação dos resultados para outros programas, nomeadamente, word, excel e html.

 

Data e Hora: 15 e 16 de fevereiro de 2011 | 14:00H – 17:30H
Local: Sala de formação A do Campus 5
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPL

Formador: Rogério Costa

Destinatários: Pessoal docente e não docente do IPL
Preço: Gratuito
Inscrições emhttp://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/ ou http://www.ued.ipleiria.pt/ensino-a-distancia/formacao/

Nota Importante: Os formandos poderão trazer um PC portátil com o programa instalado.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar um Workshop SPSS nos dias 6 e 8 de fevereiro das 14:00h às 17:30h (duas tardes), na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida, em especial, ao pessoal docente e não docente do IPL.

Numa altura em que a análise de dados assume uma importância crescente na gestão da informação, este workshop pretende iniciar os participantes no uso de uma ferramenta de análise estatística. Depois de uma visão geral do SPSS, incluindo o percurso do questionário até à construção da base de dados, serão trabalhados aspetos práticos de análise estatística descritiva básica e a exportação dos resultados para outros programas, nomeadamente, word, excel e html.

 

Data e Hora: 6 e 8 de fevereiro de 2011 | 14:00H – 17:30H
Local: Sala de formação A do Campus 5
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPL

Formador: Rogério Costa

Destinatários: Comunidade académica do IPL
Preço: Gratuito
Inscrições emhttp://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/ ou http://www.ued.ipleiria.pt/ensino-a-distancia/formacao/

Nota Importante: Os formandos poderão trazer um PC portátil com o programa instalado.

Tal como prometido estamos a transmitir, em direto, os nossos workshops. O acesso à transmissão online faz-se em http://www.ued.ipleiria.pt/5anos/sessao-online/

Obrigado pela vossa participação!

 

A Unidade de Ensino a Distância está disponível para apoiar os docentes na adequação de metodologias pedagógicas a unidades curriculares (UC) na plataforma de e-Learning. Se vai ser tutor no 2º semestre de uma UC no regime de ensino a distância ou se pretende dinamizar uma componente online na sua UC em regime presencial contacte-nos!

Envie um email para suporte.ued@ipleiria.pt e beneficie do apoio de uma equipa especializada que o ajudará a planear a sua UC.

No próximo dia 18 de janeiro de 2012 a UED faz 5 anos! Para comemorar esta data iremos realizar um Ciclo de Workshops sobre ferramentas Web para o ensino dirigido a toda a comunidade do IPLeiria.

Serão dinamizados workshops de curta duração sobre as principais funcionalidades de cada ferramenta com direito a coffee-break, aprendizagem e boa companhia.

09h30 – 10h45 | Trabalho colaborativo com o Google Docs
11h15 – 12h30 | Gestão de referências bibliográficas com o Mendeley
14h00 – 15h15 | Produção de conteúdos multimédia para e-Learning
15h30 – 16h45 | Acessibilidade no Moodle
17h00 – 18h15 | Apresentações criativas com o Prezi

Local: sala de formação 2, edifício B – ESTG

Inscrições gratuitas em: http://www.ued.ipleiria.pt/5anos/

Folheto do evento: Comemoração dos 5 anos da UED – Ciclo de Workshops

Vem comemorar connosco!

O Centro e-learning da TecMinho está a promover um novo projeto b-learning para o Centro de Informação Europeia Jacques Delors (CIEJD), desta vez dedicado à Nova Estratégia Europa 2020. O principal objetivo do projeto “Estratégia Europa 2020” é promover e dar a conhecer aos cidadãos a Nova Agenda Europeia e as suas principais estratégias para a superação da atual crise.

Este projeto inclui a promoção de vários workshops em diversas localidades (Braga, Porto, Aveiro, Coimbra e Lisboa) e destinados a jovens licenciados, workshops esses que incluem uma sessão presencial e uma componente online via plataforma Moodle.

Para mais informações e inscrições gratuitas consulte www.tecminho.uminho.pt/europa2020

A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria deseja a toda a comunidade académica do IPL, aos seus amigos e seguidores nas redes sociais e a todos em geral um Feliz Natal e um excelente 2012.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar um Workshop SPSS nos dias 20 e 23 de dezembro das 9:00h às 12:30h (duas manhãs), na sala de formação A do Campus 5. Esta formação é dirigida, em especial, aos colaboradores não docentes do IPL.

Numa altura em que a análise de dados assume uma importância crescente na gestão da informação, este workshop pretende iniciar os participantes no uso de uma ferramenta de análise estatística. Depois de uma visão geral do SPSS, incluindo o percurso do questionário até à construção da base de dados, serão trabalhados aspectos práticos de análise estatística descritiva básica e a exportação dos resultados para outros programas, nomeadamente, word, excel e html.

 

Data e Hora: 20 e 23 de dezembro de 2011 | 09:00H – 12:30H
Local: Sala de formação A do Campus 5
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPL

Formador: Rogério Costa

Destinatários: Comunidade académica do IPL
Preço: Gratuito
Inscrições emhttp://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/

Nota Importante: Os formandos poderão trazer um PC portátil com o programa instalado.

A  Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria vai estar presente no 1º Encontro de Instituições e Unidades de e-learning no Ensino Superior, que decorre no dia 19 de dezembro de 2011 em Lisboa.

Organizado pela Universidade de Lisboa e Universidade Aberta, este encontro pretende contribuir para o iniciar de práticas de colaboração e partilha entre unidades, equipas e projetos de ensino nacional que assumem o e-learning e a integração das tecnologias no ensino superior como área de trabalho e/ou reflexão.

O evento, de inscrição gratuita, realiza-se no Salão Nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

Workshop PREZI (prezi.com) | Ferramenta para a criação de apresentações não-lineares, dinâmicas e criativas.

O conceito tradicional de apresentação atual resume-se à utilização de diapositivos para transmitir informação de uma forma sequencial. Em 2009 surgiu o Prezi, uma ferramenta web e colaborativa que veio romper com este conceito incutindo um novo paradigma de comunicação. Neste workshop irá conhecer as principais funcionalidades do Prezi e criar uma apresentação utilizando esta ferramenta.

Data e Hora: 18 de Novembro de 2011 | 14H – 18H
Local: Incubadora D. Dinis
Entidade Formadora: UED – Unidade de Ensino a Distância do IPL
Preço: 40,00€+IVA
Inscrições em: http://ead.ipleiria.pt/local/ofertaformativa/

Nota Importante: Os formandos deverão trazer um PC portátil.

formação prezi

Encontram-se abertas as inscrições para a 4ª edição do curso “Formação de Docentes e Tutores EaD” promovido pela Unidade de Ensino a Distância.

 

Porquê este curso? Veja alguns testemunhos de docentes.

Numa época em que assistimos ao crescimento da oferta formativa online, é essencial dotar os docentes e formadores de competências específicas para o exercício de funções de tutor online, suportados por ambientes virtuais de aprendizagem.

No âmbito da adequação das Unidades Curriculares do regime presencial para o regime a distância, a UED tem vindo a desenvolver ações de formação para os docentes envolvidos no processo da planificação, criação de conteúdos e tutoria em Ensino a Distância (EaD).

 

O curso destina-se aos docentes do regime EaD (prioridade), funcionários do IPL que queiram desenvolver cursos EaD no IPL, assim como público em geral.

 

icone pdf Guia do Curso              Formulário de Inscrição

 

Flyer Formação de Docentes e Tutores EaD

A Unidade de Ensino a Distância está responsável pela gestão do novo canal no iTunes University do Instituto Politécnico de Leiria. O canal conta atualmente com 7 coleções em áreas como a informática, saúde, ensino a distância, entre outras.

O acesso direto aos conteúdos pode ser feito através do link http://itunesu.ipleiria.pt, bastando para isso ter a aplicação iTunes instalada no seu computador.

imagem do canal do IPLeiria no iTunesU

A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria estará presente na Creative Learning Business Innovation, a realizar no próximo dia 26 de outubro de 2011 no Centro de Congresso de Lisboa.  A conferência aborda temas como o conhecimento aberto e a colaboração e partilha com ferramentas web 2.0. Consulte o site do evento para mais informações e inscrições gratuitas.

A Unidade de Ensino a Distância irá dinamizar um Workshop Moodle no dia 12 de outubro das 19h às 21h, na sala de informática da Escola Superior de Saúde do IPLeiria. Esta formação é dirigida aos novos docentes das licenciaturas em Dietética, Fisioterapia, Terapia da Fala e Terapia Ocupacional, a pedido dos respetivos coordenadores de curso. No final do Workshop os docentes estarão preparados para utilizar a plataforma Moodle para comunicação e partilha de conteúdos com os seus estudantes.

A 6ª edição da Pós-Graduação “6 Sigma ao Nível de Black Belt” conta mais uma vez com o apoio da Unidade de Ensino a Distância para a dinamização deste curso de sucesso. Para além da disponibilização da plataforma de e-Learning para comunicação, gestão e partilha de conteúdos, a UED realizou um vídeo promocional disponível no nosso novo canal no YouTube.

Para mais informações consulte a página da pós-graduação em 6 Sigma, integrada nas formações para executivos do Instituto Politécnico de Leiria.

O Instituto Politécnico de Leiria, através da sua Unidade de Ensino a Distância, encontra-se a desenvolver cursos de formação profissional na modalidade online, no âmbito do POPH.

 

Os cursos destinam-se aos funcionários do IPL e visam a aquisição de conhecimentos, capacidades e atitudes em diferentes áreas, com o objetivo de melhorar a sua prática profissional.

A implementação de cursos nesta modalidade de ensino apresenta vantagens relativamente ao presencial, pelo facto dos colaboradores do IPL poderem organizar o seu tempo de forma mais eficaz, atendendo à sua disponibilidade espácio-temporal.

 

Os cursos baseiam-se na exploração individual de conteúdos multimédia interativos, permitindo ao formando, ao seu ritmo, explorar, interagir e testar os seus conhecimentos através da realização de atividades.

Até ao momento foram realizadas três ações: Word Básico, Excel Básico e Gestão da Qualidade, estando a decorrer a quarta ação Word Avançado.

 

Até ao final do ano estão previstas a realização de mais duas ações: MS Excel Avançado e Planeamento, Gestão e Avaliação de Projetos.

 

poph

Estão abertas as inscrições para a 7ª edição do curso de Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa, em regime de b-learning, dinamizado pelo GTE e ESS com o apoio da UED. A metodologia do curso baseia-se na resolução de casos práticos e discussões no fórum entre colegas, orientados pelos formadores do GTE. O curso tem 2 sessões presenciais: no início para apresentação do curso, dos colegas, dos tutores e do ambiente virtual de aprendizagem e no final para sessões práticas de treino e avaliação teórica e prática. As candidaturas online encontram-se abertas até 26-10-2011. Para mais informações e candidaturas aceda ao site da ESS.

O CTC – Centro de Transferência e Valorização do Conhecimento do IPL, vem pelo presente informar que a ANJE, em parceria com o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Unidade de Ensino a Distância (UED), apresenta o Curso de Empreendedorismo na modalidade online.

 

Uma ideia de negócio pode ser apoiada numa oportunidade identificada, seja ela decorrente de tendências económicas, sociais, culturais, demográficas, ou dos nossos hobbies. A análise do mercado (clientes, concorrentes, fornecedores) e do que o empreendedor necessita conhecer sobre o marketing da nova empresa é um passo intermédio que nos conduz a pensar, de forma coerente, o plano de negócios nas suas várias vertentes.

 

No final deste curso, será capaz de pensar, de forma autónoma, sobre a(s) sua(s) própria(s) ideia(s) e fazer uma análise inicial sobre a potencial viabilidade do negócio.

O fundamental é que o empreendedor seja VOCÊ! Afinal, nós partimos da base que o empreendedor não nasce, faz-se e aprende-se. Este é um passo para construir competências e confiança para realizar a vontade empreendedora.

 

De forma a desenvolver competências na utilização das ferramentas da plataforma e a familiarizar os alunos com a metodologia de trabalho e de Curso de Especialização em comunicação online, o curso terá um módulo prévio de iniciação à plataforma de e-Learning.

 

Para além das atividades que decorrem na plataforma (online) estão previstas 3 sessões presenciais com objectivos específicos.

A tabela seguinte apresenta uma descrição genérica das atividades que serão desenvolvidas nas sessões presenciais.

 

 Divulgação do curso:

curso empreendedorismo

 

Aviso aos novos estudantes colocados em cursos de licenciatura no regime de ensino a distância (2011/2012)

Datas das sessões presenciais de apresentação

Relações Humanas e Comunicação no Trabalho: nova licenciatura em regime de ensino a distância.
A partir do ano letivo de 2011-2012 o Instituto Politécnico de Leiria (IPL), através da sua Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) lança a licenciatura em Relações Humanas e Comunicação no Trabalho em regime de ensino a distância (30 vagas), complementando assim a oferta que já existia em regime presencial diurno (45 vagas). Para mais informações consulte a página http://www.ipleiria.pt/portal/ipleiria?p_id=6081

O portal da Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria tem uma nova imagem e uma nova organização da informação. Para além do novo design o portal destaca-se pela sua acessibilidade, por permitir o acesso direto à plataforma de e-Learning e pela integração do nosso blogue.

Interessado em frequentar uma licenciatura a distância no IPLeiria?

A Unidade de Ensino a Distância preparou uma disciplina na plataforma de e-Learning que lhe permite experimentar como é ser estudante numa licenciatura em regime de ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria. Neste espaço irá encontrar informações sobre os cursos existentes, a metodologia, o perfil adequado para estudar neste regime, testemunhos de estudantes e professores e informações sobre o acesso a estes cursos. Entre nesta disciplina de livre acesso e explore os seus conteúdos!

A Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria vai dinamizar o workshop “Producción de contenidos Multimedia para e-learning en Promoción de Salud“, integrado no curso de verão “Innovación en Educación y Promoción de la Salud en la Sociedad del Conocimiento. Avances y retos en e-learning/e-health/salud 2.0”.

Este curso realiza-se nos dias 11, 12 e 13 de Julho na Universidad de Extremadura e conta com a colaboração de várias instituições, entre elas o Instituto Politécnico de Leiria através da Unidade de Investigação em Saúde (UIS) e da UED.

São temas deste curso de verão: e-Learning, Medicina 2.0, e-Health, saúde 2.0, e-paciente; Inovação educativa; Tecnologia, educação e sustentabilidade; Investigação e Desenvolvimento; Formação universitária e competências profissionais na promoção da saúde; comunicação e saúde; Políticas e gestão da saúde.

Para mais informações consulte a página no site da UNEX e o programa do curso.

A Unidade de Ensino a Distância do Instituto Politécnico de Leiria vai dinamizar, no próximo dia 29 de Junho de 2011, o workshop “Apresentações criativas com o Prezi”. As inscrições são gratuitas (limitadas à capacidade da sala) e encontram-se abertas no portal UED.

Veja aqui um exemplo do que é possível fazer com o Prezi.

No passado dia 13 de Junho de 2011 foram entregues os certificados aos funcionários do Grupo Lena que frequentaram com êxito a Formação Avançada em Planeamento e Controlo Estratégico. O curso produzido por docentes da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e adaptado para a modalidade online pela Unidade de Ensino a Distância (UED) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) teve como finalidade desenvolver competências de gestão e a consequente valorização técnica, humana e profissional. Pretendeu ainda proporcionar aos participantes uma visão integrada do processo de planeamento e práticas empresariais, bem como as estratégias-chave para atingir uma posição competitiva no mercado.

Este curso surgiu na sequência do acordo estabelecido entre o IPL e o Grupo Lena, que consistiu na customização e instalação da plataforma Moodle e do desenvolvimento do referido curso na modalidade online pela UED.

A sessão decorreu no auditório dos Serviços Centrais do instituto e contou com a presença do presidente do IPL, representantes da direcção e docentes da ESTG, administradores do Grupo Lena e os formandos do curso.

Sessão de encerramento do 1º curso online IPL - Grupo Lena no auditório do IPL

Sessão de encerramento do 1º curso online IPL – Grupo Lena no auditório do IPL

O Gabinete de Apoio ao Ensino (GAE) da Universidade do Minho, em parceria com o Centro e-Learning da TecMinho, irá promover o I Fórum de práticas e-Learning na UM, COLABORA2011, no próximo dia 15 de Junho de 2011 (todo o dia) no anfiteatro B1-CPII, no Campus de Gualtar – Braga.

Para mais informações e inscrições (gratuitas) consultem a página da TecMinho e a página do evento no Facebook.

Na sequência do post anterior apresentamos um vídeo produzido pela UED para promover a 3ª Edição da Pós-graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário da Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria. O curso destina-se a desenvolver nos profissionais de saúde as competências específicas ao atendimento nas diversas situações de trauma e emergência que requerem uma actuação imediata. As candidaturas decorrem até 31 de Julho de 2011. Para mais informações consulte a página da Escola Superior de Saúde do IPLeiria.

Vídeo promocional | Pós-graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário from Unidade de Ensino a Distância on Vimeo.

O curso conta com a colaboração da UED na produção de vídeos didácticos e no apoio técnico-pedagógico ao módulo de Suporte Básico e Imediato de Vida, que decorre em regime b-Learning.

Fica aqui o agradecimento público à Andreia Mateus e ao Marcos Paixão (actuais membros da equipa UED) pelo excelente trabalho realizado na captação e edição deste vídeo.

_DSC7721_DSC7726_DSC7730DSC_0075DSC_0087DSC_0098
_DSC7654DSCF3825DSCF3827DSCF3830DSCF3832DSCF3833
DSCF3836DSCF3857DSCF3862_DSC7693_DSC7738_DSC7801

A UED acompanhou os trabalhos de campo e simulacros realizados no âmbito da Pós-graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário (2ª Edição), da Escola Superior de Saúde do IPL. O nosso principal objectivo foi recolher imagem para a produção de vídeos didácticos sobre técnicas de extracção e imobilização de vítimas de trauma.

A próxima edição da pós-graduação será assim enriquecida com vídeos demonstrativos, facilitando uma aprendizagem efectiva das técnicas por parte dos futuros estudantes. Enquanto continuamos a trabalhar na edição dos vídeos podem ver algumas fotos por nós recolhidas.

O projecto Learning to Teach Online apresenta-nos um conjunto de recursos gratuitos para apoiar docentes/formadores, de qualquer área científica, a integrar metodologias de ensino online e a compreender pedagogias específicas deste contexto. No site do projecto encontram vídeos sobre planeamento e tutoria, estudos de caso e glossários sobre ferramentas Web 2.0. Aqui fica um vídeo desta colecção.

[youtube EDULQMR6wJs&hd=1 nolink]

Descobri o vídeo “Noteboek” (em inglês Notebook) como recurso de uma e-tivity sobre criatividade, produzida no âmbito do curso de Formação de Docentes e Tutores (3ª Edição) promovido pela UED. A originalidade do vídeo (2008) levou-me a partilhá-lo aqui no blog. Obrigado Lúcia pela partilha do vídeo.

[youtube tP-reW1eLYE nolink]

Para assistir a mais vídeos criativos e conhecer a autora visite http://evelienlohbeck.com/

The 21st Century Learning Initiative apresenta-nos o Born to Learn: uma série de vídeos divertidos e instigantes sobre como aprendemos. Os vídeos ilustram inovações e descobertas na área e são o resultado de 20 anos de investigações rigorosas e complexas, apresentados de uma forma muito interessante e com linguagem acessível. Aqui fica um vídeo deste projecto partilhado no grupo e-Learning Gurus no FB pelo André Anjos (anjosandre).


[youtube falHoOEUFz0 Born to Learn]



No próximo mês de Maio terá lugar o Challenges 2011 – VII Conferência Internacional de TIC na Educação, este ano com a temática “Perspectivas de Inovação”. O evento realiza-se nos dias 12 e 13 de Maio de 2011 na Universidade do Minho em Braga. Para mais informações (programa, oradores, inscrições, local, etc.) consulte o site da conferência.

Banner da conferência Challenges 2011

Na próxima semana a Universidade Nova de Lisboa tem a honra de receber Terry Anderson, professor e investigador na área do ensino a distância na Athabasca University – Canada’s Open University. O Seminário iNOVAção em Educação: e-Learning a Distância decorre de 28/03 a 01/04 na Faculdade de Ciências e Tecnologia e é gratuito, bastando para isso efectuar o registo no Moodle da FCT-UNL, inscrever-se na disciplina e preencher a ficha de inscrição.

A UED estará presente no seminário que aborda várias temáticas do e-Learning a Distância, tais como tendências actuais, aspectos de logística, ferramentas opensource, situações de plágio, metodologias de investigação em educação a distância, modelo da comunidade de inquirição, e-Learning e recursos educacionais abertos.

Para além da página oficial do Seminário podem inscrever-se e participar na página do evento no Facebook.

MbotSugerido por Diogo Piçarra, apresentamos a aplicação Mbot, um cliente Moodle para dispositivos Android que poderão descarregar e utilizar gratuitamente.

Pelos testes que efectuámos a aplicação aparenta ser compatível com a plataforma de e-learning do instituto (no endereço http://ead.ipleiria.pt). Experimentem e digam o que acham.

Podem instalar a aplicação através do browser do vosso computador no endereço do Android market, seguindo este link no browser do vosso telemóvel android ou apontando o vosso leitor de códigos QR para a seguinte imagem:

Mbot QR Code

 

A TecMinho irá realizar  a III Conferência e-Learning na Futurália sobre o tema “Empreender com Tecnologias de Aprendizagem”. O evento decorrerá no próximo dia 18 de Março de 2011 na FIL (Feira Internacional de Lisboa) no Parque das Nações, contando com um painel de especialistas nacionais e internacionais em formação a distância e tecnologias educativas.

A UED conta estar presente e saúda mais um evento de qualidade organizado pela TecMinho. Para informações sobre o programa e inscrições consulte a página do evento.

Descobri hoje o graph.tk, uma ferramenta online e open-source que permite fazer a representação gráfica de funções no browser. Para informações sobre as potencialidades da ferramenta consultem http://graph.tk/about/

Para testar a ferramenta cliquem no banner superior do site ou acedam directamente a http://graph.tk/

benner graph.tk

Foram criados novos álbuns na conta Flickr da UED. Podem ver as fotos da nossa deslocação a Moçambique (ISCAM) e Bulgária (eTRAIN) em 2010, e as mais recentes fotos da última reunião do projecto EU4ALL, na República Checa.


Realizam-se nos próximos dias 24 e 25 de Fevereiro, entre as 15h e as 19h, os Ciclos de Comunicação, iniciativa da Direcção do Curso de Comunicação Social e Educação Multimédia. Trata-se de um evento que procura fomentar a relação entre os alunos, o mercado de trabalho e as questões da actualidade, pelo que constituirá interesse para toda a comunidade IPL.

ciclos_comunicacao2011