A Unidade de Investigação em Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, em parceria com Associação para a Investigação e Desenvolvimento da Faculdade de Medicina (AID/FM/UL) obteve financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) para o desenvolvimento do Projeto Next.Step – Efetividade de um programa de intervenção e-terapêutico para adolescentes obesos (PTDC/DTP-PIC/0769/2012).
Este projeto, no domínio científico das Ciências da Vida e da Saúde e na área científica principal de Diagnóstico, Terapêutica e Saúde Pública – Investigação Clínica, visa promover competências de gestão do peso, conhecimentos de saúde, adoção de estilos de vida saudáveis através do contacto aumentado e interativo entre adolescente, família e equipa clínica, com reflexos na adesão terapêutica e qualidade de vida.
O objetivo principal deste projeto consiste no desenvolvimento, implementação e avaliação de um programa de tratamento de obesidade na adolescência, baseado na e-terapia e assente na metodologia de gestão de caso.
A Unidade de Ensino a Distância tem colaborado na criação da imagem gráfica e no apoio técnico e pedagógico dos conteúdos do Next.Step.