Plataformas de eLearning

Desde 2007 que procuramos implementar uma plataforma acessível. A opção inicial foi a plataforma Blackboard, uma vez que estava em conformidade com a Section 508 da Rehabilitation Act. Contudo, os testes realizados com validadores automáticos (W3C) mostraram que algumas das funcionalidades não estavam em conformidade com as WCAG. Além disso, o modelo de ensino a distância adoptado pelo IPLeiria, aposta em premissas sócio-construtivistas, com especial enfoque na comunidade de aprendizagem e no trabalho colaborativo. Como a versão instalada em 2007 (Blackboard 6.0) não apresentava variedade de funcionalidades potenciadoras de interação entre os vários elementos da comunidade de aprendizagem. Estes foram alguns aspetos que nos levaram a mudar para a plataforma Moodle 1.9, em 2010. Esta nova plataforma, superava algumas falhas detetados no Blackboard. Além disso, o facto de de ser open source e ter uma comunidade muito dinâmica e sensível às questões de acessibilidade, pesou na decisão. Em 2013 houve necessidade de atualizar a plataforma de eLearning para a versão 2.5. Foi desenhado um novo tema e foi testada a acessibilidade da maioria das funcionalidades, tendo sido acrescentada uma barra de acessibilidade que não se sobrepõe aos Agentes de Utilizador.

Disponibilizamos o Relatorio Acessibilidade Plataforma eLearning – Moodle 2_5 IPLeiria, realizado em setembro de 2013.

Questionários

Para dar resposta às necessidades dos vários departamentos e escolas do IPLieira, a UED implementou o Lime Survey como plataforma de questionários institucional. Contudo esta plataforma ainda não está totalmente acessível. Testámos o formulário do Google drive, que apresenta níveis de acessibilidade elevados. Contudo, nem todos os tipos de questões são acessíveis. Estamos a preparar um relatório onde apresentamos os erros de acessibilidade e fazemos uma comparação entre estas 2 plataformas.

Webconferência

Dos testes realizados a várias plataformas de webconferência, a plataforma Big Blue Button é acessível a utilizadores de leitor de ecrã e para quem navega exclusivamente por teclado. Esta plataforma foi integrada na plataforma de elearning tendo sido realizados testes de acessibilidade após a sua integração. Disponibilizamos o relatório de acessibilidade à plataforma de webconferência Big Blue Button.

Web 2.0

Uma vez que o modelo de EaD do IPLeiria aposta numa abordagem colaborativa e cooperativa, é frequente o recurso a ferramentas WEB 2.0 no âmbito de atividades online. Por este motivo temos vindo a realizar testes de acessibilidade a várias plataformas de colaboração online e outras com características de ePortfólio. Estamos a compilar os vários resultados e assim que possível disponibilizaremos aqui.

Validador automático

A Unidade de Acesso desenvolveu a ferramenta Access Monitor que permite validar o nível de conformidade com as diretrizes de acessibilidade WCAG (1.0 e 2.0) dos websites e páginas HTML.
Esta ferramenta dá um relatório completo da página analisada, indicando o índice de conformidade (escala 1-10), erros, avisos e informação de como melhorar o nível de acessibilidade.