Sobre a Web 2.0 na educação… este tipo de ferramentas traz um enorme potencial para a educação, pois possibilita a interactividade, a socialização, a partilha e a colaboração online. Um artigo interessante sobre a utilização de blogs e wikis em educação pode ser lido aqui.
Como exemplo, destaco aqui não só uma ferramenta como o seu próprio conceito: NoteMesh. Trata-se de um wiki destinado aos alunos de uma turma, onde o objectivo é criar um repositório estruturado de apontamentos para uma disciplina. Mais uma vez, o que quero destacar aqui não é a ferramenta em si (os wikis já existem há muito tempo), mas antes realçar a ideia à volta desta ferramenta. De facto, as ferramentas Web 2.0 destacam-se também pela inovação e originalidade, ou seja, por vezes o que diferencia uma ferramenta de outra não é apenas a tecnologia mas antes a ideia subjacente à ferramenta. A própria tecnologia, claro está, também evolui – o chamado beta constante.
Para quem tem interesse nesta matéria, deixo aqui um repositório de ferramentas Web 2.0 para explorar e quem sabe utilizar: http://www.go2web20.net

Ferramentas Web 2.0