A Unidade de Ensino a Distância do IPLeiria, foi tema de reportagem na edição do Região de Leiria do dia 27 de julho de 2012.

A UED, enquanto unidade orgânica do IPLeiria com responsabilidade de coordenar todas as atividades de e-learning do Instituto, desempenha um papel fundamental na implementação das licenciaturas a distância.

As 4 licenciaturas a distância representam, aproximadamente, 2% do total de estudantes do IPLeiria. Mediante um planeamento e estruturação adequados o IPLeiria, a seguir à Universidade Aberta, é a Institução de Ensino Superior pública nacional com maior número de licenciaturas nesta modalidade de ensino.

Fruto de um trabalho de colaboração entre as Escolas e a UED, iniciado em 2000 e formalizado em 2006 com a constituição da Unidade de Ensino a Distância, o Instituto Politécnico de Leiria é hoje uma referência a nível nacional e internacional, nesta modalidade de ensino.