O modelo pedagógico da UED privilegia o contexto de aprendizagem em que o estudante se insere. No entanto, sabemos que a produção de conteúdos interactivos e motivadores pode enriquecer o processo de aprendizagem do estudante. Aliados a um ambiente social, interactivo e cultural, os conteúdos são parte importante do contexto.

A produção de conteúdos multimédia para e-Learning é uma tarefa que exige tempo e competências técnicas por parte dos seus criadores/produtores, normalmente programadores e designers multimédia. No entanto, hoje em dia já não é necessário possuir estas competências para produzir bons conteúdos de uma forma rápida e simples. Existem cada vez mais ferramentas que facilitam este processo, designadas por ferramentas de autor. Na Internet encontramos algumas gratuitas para download, como por exemplo o eXe e o Reload, duas ferramentas que permitem a criação e exportação de conteúdos de acordo com as normas SCORM.

Existe ainda uma ferramenta de autor disponível totalmente online, indo ao encontro dos pressupostos da Web 2.0, possibilitando a criação de conteúdos de uma forma colaborativa num ambiente user-friendly. A ferramenta myUdutu é bastante intuitiva e tem um design bastante amigável, permitindo a concepção de conteúdos sequenciais, multimédia, interactivos e apelativos. Depois de elaborado o conteúdo, pode-se exportar gratuitamente e colocar numa plataforma de e-Learning, como no Blackboard e no Moodle, ambas utilizadas pela comunidade IPL.

Para os nossos docentes fica o desafio de criarem conteúdos com estas ferramentas. Se precisarem de algum apoio a UED está disponível para ajudar, tanto no planeamento e concepção dos conteúdos como na sua disponibilização na plataforma de e-Learning.