O conceito de wikicountry foi criado por Dan Tapscott, autor do livro wikinomics, e define um país ligado às redes de conhecimento onde todos partilham informação, à semelhança da ferramenta wiki. Para quem não sabe, um wiki é uma ferramenta que permite a edição colectiva de páginas Web de um modo simples. Todos conhecem a Wikipédia. Trata-se de uma enciclopédia online construída por todas as pessoas que utilizam a Internet, numa ferramenta wiki. Também o IPL tem alguns wikis criados no âmbito de cursos aqui oferecidos, como por exemplo o wikiempreende, e brevemente o wikimarketing.

wikiempreende
wikiempreende

Uma das características dos wikis (e de outras ferramentas Web 2.0) é a possibilidade de criação de uma inteligência colectiva, onde todos os participantes contribuem com conhecimentos, produzindo uma rede altamente estruturada e complexa, rica em informação que pode a qualquer momento ser actualizada.

Wikiportugal?

Para Tapscott, Portugal tem potencial para ser um wikicountry, e pertencer a uma rede internacional onde países e as suas empresas partilham conhecimento. É certo que o plano tecnológico trouxe-nos computadores e acesso à banda larga a preços muito em conta, resta saber é se temos wikiportugueses! Espero que os wikis da UED-IPL dêem o seu contributo.