Desde o inicio da unidade, já testámos dezenas de plataformas com os mais variados objectivos. Neste momento acreditamos que estamos a utilizar algumas das melhores plataformas que conhecemos e é sobre isto que vos vou falar hoje:

Shareware

Open Source

Freeware


Blackboard
Em testes desde o final de Janeiro de 2007, foi a primeira plataforma de LMS com que trabalhámos na UED e que será utilizada pelas escolas do IPL nos próximos anos para armazenar os conteúdos das suas Unidades Curriculares. Apesar dos problemas técnicos que apresentou quando colocada num ambiente de produção com acessos em massa, e das falhas mais ou menos subjectivas que tem em questões como a acessibilidade e no funcionamento de alguns módulos tais como o forúm, é uma plataforma simples e intuitiva mesmo para quem nunca utilizou plataformas deste tipo.

 

Screenshot do Blackboard

É uma plataforma de código fechado, mas cujas as funcionalidades podem ser extendidas recorrendo a building blocks. É uma plataforma comercial com custos de licenciamento e de suporte associados.


Sharepoint
Faz parte do “pacote” Learning Gateway fornecido pela Novabase e do qual o Blackboard também faz parte. É uma plataforma de CMS para disponibilização de portais e neste momento “aloja” o portal da UED.

 

Sharepoint screenshot

Bastante conhecida no meio empresarial, esta plataforma da Microsoft é uma plataforma comercial que pode ser extendida recorrendo a Webparts. Uma das grandes vantagens desta plataforma é que integra muito facilmente com outras tecnologias da Microsoft, tais como o Microsoft Exchange, Live Communication Server, Microsoft Office, etc.


Microsoft Office Communicator
Esta ferramenta é uma plataforma de comunicação sincrona muito semelhante ao conhecido Windows Messenger, mas que funciona apenas com os contactos internos de uma empresa ou instituição.

 

Microsoft Office Communicator

Neste momento achamos que ainda não se justifica a utilização desta plataforma num ambiente de produção mas mais tarde se se justificar iremos, com certeza, disponibilizar esta ferramenta para um uso mais global.


Moodle
Plataforma LMS de código aberto que muito tem dado que falar nos últimos tempos. Foi a plataforma utilizada nas escolas do IPL até à chegada do Blackboard e que continuaremos a utilizar na UED para os nossos cursos a distância.

 

Screenshot do nosso Moodle 2

É um ambiente de aprendizagem extremamente completo, com funcionalidades bastante interessantes, escalável e bastante funcional. Por ser código aberto possui uma comunidade bastante dinâmica sempre disposta a ajudar e que substitui, com bastante sucesso, o suporte comercial fornecido por outras soluções. É bastante simples desenvolver novas funcionalidades para esta plataforma, com uma api bastante completa e simples de utilizar. Permite a utilização de temas o que é uma mais valia relativamente ao Blackboard (que tem um layout extremamente rígido e pouco personalizável). Apenas com as hiperligações essenciais para a navegação e seguindo grande parte das recomendações para plataformas acessíveis, o Moodle é também uma plataforma muito acessível a leitores de ecrã (um dos motivos que nos levou a escolher esta plataforma para os nossos cursos). Pessoalmente e como é fácil perceber esta é uma das minhas plataformas preferidas na categoria de LMS e que eu recomendo vivamente.


MediaWiki
Após testarmos algumas dezenas de plataformas para a criação Wiki’s optámos pelo MediaWiki pois é, sem dúvida, uma das plataformas mais utilizadas para a inserção de conteúdos neste tipo de formato.

Screenshot do WikiEmpreende


DimDim
O DimDim é uma plataforma de comunicação síncrona online que permite a partilha de apresentações, aplicações, documentos, etc, numa sala virtual. Os clientes deste ambiente virtual não necessitam de instalar qualquer tipo de software específico (apenas é necessário um browser com suporte a javascript, a última versão do flash player e uma ligação à Internet com alguma velocidade).

 

Screenshot do DimDim

Neste momento ainda estamos a testar e a traduzir a plataforma que colocaremos em produção possívelmente no decorrer do próximo ano, altura em que faremos a integração com as restantes plataformas (tais como o Moodle e Sharepoint). Se estão a pensar em adquirir um sistema deste género, aconselho a que deêm uma vista de olhos a esta plataforma, pois na sua versão em código aberto têm as funcionalidades mais importantes a custo zero.


Dspace
Em conjunto com as bibliotecas das escolas do IPL estamos a adaptar esta plataforma para guardar a documentação digital que é produzida nas escolas do IPL.

Screenshot do DSpace

Esta plataforma de código aberto surgiu no âmbito de uma parceria do MIT com a HP, e é utilizada por centenas de instituições. Em Portugal o caso de maior sucesso é o do Repositorium da Universidade do Minho.


WordPress
Esta plataforma tem sido o nosso pequeno canivete suiço. Para além do nosso blogue, esta plataforma serviu de suporte a sites como o Guia do Estudante, globAdvantage, Newsletter da OTIC, entre outros.

 

Screenshot do WordPress
Sabemos que é uma plataforma para blogues, mas está tão bem construída que é facilmente adaptável para qualquer necessidade. Já construímos e adaptámos alguns plugins bastante interessantes que satisfizeram necessidades bastantes específicas de alguns projectos. Podemos dizer com toda a fraqueza que esta é uma das melhores plataformas com que já trabalhámos e que recomendamos vivamente.


Google Analytics
Aqui na UED somos fãs das ferramentas do Google. O analytics é mais uma destas ferramentas que utilizamos para conhecer um pouco melhor os utilizadores das nossas plataformas.

 

Screenshot do Google Analytics


E assim concluo a apresentação de algumas das nossas principais plataformas. Durante o decorrer do próximo ano continuaremos a estudar estas e outras plataformas e é possível que surjam novas plataformas que possamos adoptar. Se quiserem comentar algumas destas plataformas ou deixar sugestões sobre outras que conheçam, por favor o formulário em baixo.