No dia 22 de abril de 2013 decorreu a tomada de posse da nova Diretora da UED, a Doutora Rita Cadima.

No discurso de tomada de posse mostrou-se honrada pelo convite e referiu “empenho e dedicação nas suas novas funções e total disponibilidade para cooperar com as várias Escolas do Instituto na dinamização de projetos de ensino a distância a nível nacional e internacional”.

Rita Cadima é licenciada em Matemática pela Faculdade de Ciêncas da Universidade do Porto; tem mestrado em Matemática – Fundamentos e Aplicações também pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto; e tem doutoramento em Engenharia Multimédia pela Universidade Politécnica da Catalunha.
É professora do Instituto Politécnico de Leiria desde 2000 e coordenadora do mestrado em Ciências da Educação, especialização em Utilização Pedagógica das TIC, da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais.