Uma modalidade de ensino/aprendizagem que não requer a presença simultânea do professor e do estudante no mesmo espaço físico e ao mesmo tempo. O estudante pode desenvolver o seu trabalho de forma autónoma embora inserido numa turma virtual designada por “comunidade”. Por se desenvolver num ambiente Web, os participantes dispõem de ferramentas de comunicação que permitem interagir e comunicar com os colegas e professores.
Contrariamente ao que acontece no ensino presencial, que obriga o estudante a frequentar aulas num local e horário preestabelecidos, no ensino a distância o estudante desenvolve o seu trabalho de forma autónoma, determinando o seu próprio horário, local e ritmo de trabalho.
Uma modalidade de ensino/aprendizagem onde as ações a distância se complementam com algumas sessões presenciais.
Para que possa desenvolver trabalho a distância, o estudante deverá ter acesso a um computador pessoal ou dispositivo móvel com ligação à Internet. É aconselhável ter auscultadores com microfone caso sejam agendadas sessões síncronas. Deverá também ter o navegador (browser) atualizado.
Os estudantes deverão possuir competências mínimas ao nível da utilização do computador, da Internet e do correio eletrónico.
O estudante poderá aceder aos conteúdos e atividades de cada unidade curricular/ curso, disponíveis na plataforma de eLearning, a partir de qualquer local desde que tenha ligação à Internet.
Com exceção das aulas presenciais ou sessões síncronas (caso existam são calendarizadas no início de cada semestre/ curso), o trabalho a desenvolver a distância decorre em modo assíncrono, como tal, não se encontra marcado em termos de “aulas”, mas sim estruturado por módulos e atividades que decorrem durante um período de tempo (dias/semanas) . Cada atividade deverá ser desenvolvida dentro do tempo calendarizado no início do semestre, pelo que podes trabalhar no horário que mais te convier.
O estudante tem liberdade na determinação dos seus próprios horários de trabalho. Contudo deverá ter em conta que existem datas preestabelecidas para as sessões presenciais e para a conclusão/entrega de tarefas e que nas atividades de grupo haverá necessidade de coordenar o trabalho e o tempo com o trabalho e o tempo dos restantes colegas. É aconselhável uma participação diária para acompanhar fóruns e questões que possam ser colocadas pelo professor ou colegas.
Trabalhar a distância requer dedicação e persistência, embora se caracterize pela flexibilidade e autonomia. As atividades serão acompanhadas de uma estimativa do tempo mínimo a utilizar no seu desenvolvimento. Essas indicações deverão ser apenas vistas como estimativas, devendo cada estudante despender o tempo que considerar necessário à boa prossecução do trabalho, lembrando-se sempre que deverá despender, pelo menos, o mesmo tempo que despenderia na modalidade presencial.
A obrigatoriedade depende do seu propósito e da especificidade de cada curso, devendo ser analisada com o professor.
Algumas unidades curriculares têm previstas sessões presenciais de laboratório, conteúdos com simulações ou laboratórios virtuais. Podem ainda ocorrer visitas de estudo a instituições.
Os professores do ensino a distância são professores especialistas nas áreas científicas das diferentes unidades curriculares. São estes professores que concebem as atividades/ conteúdos e que acompanham e avaliam todo o processo de ensino/aprendizagem.
No início de cada semestre o estudante será informado da(s) forma(s) de avaliação a aplicar no caso específico de cada Unidade Curricular.
O ensino a distância assenta na autonomia e compromisso pessoal. Embora os estudantes não tenham de cumprir horários preestabelecidos, serão sempre acompanhados pelos professores tutores que manterão um controlo da sua assiduidade virtual. Essa assiduidade poderá mesmo ser um dos elementos de avaliação em certas atividades.
Embora o estudante se encontre a distância na maior parte do tempo, nunca se irá sentir isolado e sozinho pois será sempre apoiado (em modo assíncrono) pelo professor e restantes elementos da sua comunidade de aprendizagem na execução de tarefas e debate de ideias.
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