eProfessores 3.0

Objetivos

Utilizar o eLearning como alternativa/complemento válido para a formação presencial

Conhecer o modelo de EaD do IPL e as diferentes abordagens ao eLearning

Compreender o funcionamento e aplicação pedagógica dos diferentes modos de comunicação e interação

Orientar e facilitar o processo de aprendizagem e fornecer feedback adequado aos formandos online

Trabalhar colaborativamente em contexto online

Identificar as tecnologias emergentes no Ensino Superior

Refletir sobre as implicações das tecnologias emergentes na forma de ensinar e aprender

Conteúdos Programáticos

O ensino a distância no IPL:

– Conceitos gerais de EaD

– Modelos de ensino a distância vs o modelo do IPL

– Abordagens ao eLearning

– Tipos de comunicação e interação

Papéis e competências do eTutor:

– Problemas em contextos de ensino online

Tecnologias emergentes no Ensino Superior

– Implicações das tecnologias emergentes nas formas de ensinar e aprender

Público-alvo

Docentes do IPL

Metodologia

O curso decorre na modalidade de eLearning, totalmente online. As atividades propostas baseiam-se na leitura de textos e trabalhos de caráter prático. É privilegiada a comunicação assíncrona com recurso ao fórum de discussão. Os docentes deverão intervir regularmente, de acordo com os objetivos definidos em cada atividade, promovendo a troca de conhecimentos e experiências e o aprofundamento da discussão. Os docentes serão acompanhados por  tutores que acompanham e orientam o processo de aprendizagem, promovendo e estimulando a discussão, fornecendo feedback às atividades realizadas e no esclarecimento de dúvidas.

Formadores

Manuela Francisco | manuela.francisco@ipleiria.pt

Carina Rodrigues | carina.rodrigues@ipleiria.pt