Acreditar que se vivem tempos de mudança resulta da convicção de que uma sociedade inclusiva é aquela que garante alternativas para que cada um possa encontrar o seu próprio espaço e estabelecer o seu próprio caminho, independentemente das suas características pessoais.

Participar nessa sociedade implica contribuir, de forma activa, para uma integração efectiva, que mais não será do que a viabilização da liberdade de escolha.

O contexto de aprendizagem online surge como mais uma via para que se efective a tão desejada inclusão:

Trabalhar a distância, no espaço por nós escolhido, a um ritmo por nós imposto e da forma que mais nos convém é um privilégio que pode ser potenciado se, para além do mais, pudermos escolher o formato dos materiais a utilizar, adequando de forma individualizada um produto que foi concebido “para todos”.

Poder escolher entre “ver”, “ler” ou “ouvir” um mesmo conteúdo… poder manipular uma página Web de forma a ajustar um conteúdo “à minha medida” – aumentando o tamanho da letra, aplicando filtros de contraste, optando por uma versão em formato “só texto”, ou fazendo baixar um ficheiro explicativo áudio ou vídeo – significará, para muitos, igualdade de oportunidades e, para todos, uma maior comodidade.

Neste contexto, todos somos pessoas com necessidades especiais! Não seremos diferentes por sermos cegos ou Surdos ou por termos dificuldades de mobilidade ou motricidade…seremos todos diferentes porque somos de facto especiais… porque somos únicos!