Consegue imaginar como será a Web daqui a 20 anos?

A evolução da Web
Com a constante evolução da Internet e das tecnologias em que esta se baseia, muitos consideram que actualmente vivemos no período que Tim O’Reilly denominou por o período da Web 2.0. Nesta segunda versão da Web, assistimos ao aparecimento de novas tecnologias que elevam a Internet a um nível nunca antes visto.

Mas desengane-se quem pensa que a evolução vai ficar por aqui. Segundo alguns autores a Internet vai continuar a crescer e a evoluir para aquilo que muitos denominam por Web semântica, ou seja, uma Internet direccionada para o conteúdo. Com aparecimento de milhares de novos sítios todos os dias, com a expansão de redes sociais e o aumento exponencial da informação disponível torna-se evidente as limitações das hiperligações e do hipertexto. Assim, no futuro poderemos assitir ao aparecimento de agentes pessoais inteligentes que procurarão a informação relevante por nós. Esses agentes serão, possivelmente, o que hoje chamamos de navegadores Web.
Podemos pensar que ainda estamos muito longe desta realidade mas actualmente a Mozilla já está a trabalhar na versão 3 do seu conhecido navegador do qual se espera a introdução de funcionalidades relacionadas com a Web semântica.