Research Development

One of our aims is to contribute towards research, development and innovation in distance learning.

In this sense, our team has developed research in several areas, collaborating with researchers from national and international institutions in various projects.

Accessibility

  • PlatformsAccessibility test results performed on some platforms available and/or used by IPL
  • ContentHow to make digital documents accessible – DOC, PDF, eBook, HTML content, audio, video, multimedia
  • StandardsWeb legislation, WCAG guidelines and best practices for eLearning, Moodle, content publication and communication through the media
  • DownloadAccessible templates created and adapted by IPL: theme for wordpress, eBook, black formatting for printing in Braille, DOC, PPT, ODT, ODP

Publications

  • Content management system for e-Government portals

    Esperanca, C. & Pereira, A., Information Systems and Technologies (CISTI), 11th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), 2016.

    2016
  • Accessibility in Web conference platforms BigBlueButton V 0.81 and Colibri 2.0 (Adobe Connect): case study of IPLeiria.

    Sousa, N., Rodrigues, V., Esperança, C. & Francisco, M. (2015). Acessibilidade nas plataformas de webconferência BigBlueButton V0.81 e Colibri 2.0 (Adobe Connect): caso IPLeiria. Revista de Ciências da Computação, n.10. [Online]

    2015
  • (Português) Cartazes urbanos acessíveis a pessoas cegas: proposta de um modelo de design para todos, baseado numa solução mobile

    (Português) In infodesign – revista brasileira de design da informação, 2 (1).
    Mineiro, J.P., Almeida, A.M. e Lélis, C.

    2015
  • (Português) Validação da acessibilidade na plataforma de eLearning: caso IPLeiria.

    (Português) In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 4.

    Francisco, M., Esperança, C., Sousa, N., Vieira D. & Nunes, N.

    2015
  • (Português) eLearning e ambientes online inclusivos: ações 2015/2016 que permitem contribuir para a inclusão de novos estudantes e garantir a acessibilidade nos ambientes online

    (Português) Poster apresentado no V Encontro de Instituições e Unidades de e-Learning do Ensino Superior. Leiria.
    Francisco, M., Costa, S., Rodrigues, C., Pedro, S., Esperança, C., Rodrigues, V. e Maximiano, C.

    2015
  • (Português) A descrição parametrizada da imagem para um eLearning inclusivo e acessível.

    (Português) Tese de doutoramento apresentada à Universidade Aberta. Lisboa.
    Francisco, M.

    2015
  • Content management system for e-Government portals

    Master thesis project report. Polytechnic of Leiria. Esperança, C.

    2015
  • (Português) Práticas para um elearning acessível no Instituto Politécnico de Leiria

    (Português) In C. Mangas, C. Freire & M. Francisco (Orgs.), Inclusão e Acessibilidade em Ação – Diferentes percursos, um rumo. Leiria: iACT/IPLeiria, Artigo 3.
    Francisco, M.,Sousa, N., Esperança, C., Rodrigues, V. & Neves, J.

    2015
  • (Português) Sistema de Gestão de Conteúdos para Portais Institucionais.

    (Português) Dissertação de Mestrado em Engenharia Informática – Computação Móvel, apresentado à Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPLeiria.
    Esperança, C.

    2015
  • (Português) Cartazes Urbanos Acessíveis a Pessoas Cegas – Estratégias e Paradigmas de Interação

    (Português) Dissertação de mestrado apresentada à Universidade de Aveiro.
    Mineiro, J.

    2015
  • As palavras gritantes da imagem: a problemática do texto alternativo.

    In Livro de resumos da II conferência internacional Includit, 3-5 julho, Leiria.

    Francisco, M.

    2014
  • Acessibilidade na web: avaliação manual versus avaliação automática.

    In Livro de resumos SEMIME – VIII Seminário “Exclusão Digital na Sociedade de Informação”. Lisboa, Edições FMH. ISBN: 978 972 735 195 4.

    Sousa, N. & Francisco, M.

    2014
  • Estratégias e Dinâmicas de formação dos professores do Instituto Politécnico de Leiria.

    In Livro de resumos do Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, Universidade do Porto, 5 de setembro

    Seco, G., Cadima, R., Rodrigues, C., Filipe, L., Francisco, M., Jorge, N., Pereira, P., Alves, S. & Rodrigues, V.

    2014
  • A importância dos MOOCs na estratégia de expansão e internalização de uma instituição de ensino superior.

    XVI Encontro Ibero-americano de Educação Superior a Distância – AIESAD. Rio de Janeiro, 13 de novembro. Cadima, R; Rodrigues, V; Jorge, N & Rodrigues, C.

    2014
  • eLearning inclusivo e acessível: proposta (esquemática) de um modelo

    Poster apresentado no IV Encontro de Instituições e Unidades de e-learning do Ensino Superior. Porto. Francisco, M., Cadima, R., Esperança, C., Rodrigues, V. & Rodrigues, C.

    2014
  • Accessible Options for Deaf People in e-Learning Platforms: Technology Solutions for Sign Language Translation

    Paulo Martins, Henrique Rodrigues, Tânia Rocha, Manuela Francisco, Leonel Morgado.

    Procedia Computer Science 12/2015; 67:263-272. DOI:10.1016/j.procs.2015.09.270

    2015
  • Formação de professores para o EaD: caso IPLeiria.

    Conferência Uso das Tecnologias da Comunicação no Ensino Superior Português. Comunicação apresentada no âmbito do Projeto TRACER na Universidade de Aveiro, 7 fevereiro. Cadima, R; Rodrigues, C; Jorge, N & Francisco, M.

    2014
  • Quality assessment and assurance in e-learning: Best practice contributions

    ICERI 2013, IATED, 4481-4487

    Cadima, R. & Pereira, I.

    2013
  • O que queremos transmitir com a descrição de uma imagem?

    Para uma formação virtual acessível e de qualidade: atas do 4º Congresso Internacional sobre Qualidade e Acessibilidade da Formação Virtual (CAFVIR). Lisboa, 17-19 abril, pp.193-200.

    Francisco, M.

    2013
  • Ensino a distância no Instituto Politécnico de Leiria: Definição de um Modelo e seus pilares.

    In Coleção Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior, nº 23, pp. 23-37. Coimbra, CINEP. ISSN: 1647-032X.

    Costa, R.; Francisco, M.; Jorge, N. & Rodrigues, C.

    2013
  • Accessible e-learning – practices and research in the Polytechnic Institute of Leiria (Portugal)

    Accessible E-Learning Online Symposium, 16 December

    Francisco, M.; Neves, J.; Sousa, N.; Cadima, R.; Esperança, C.; Rodrigues, V.; Jorge, N.; Rodrigues, C.; Mineiro, J.; Costa, S.; Maximiano, C.

    2013
  • Redes sociais na aprendizagem: a perceção dos professores de um Agrupamento de Escolas de Leiria

    Atas da Conferência Internacional Investigação, Prática e Contextos em Educação.

    Almeida, A., Faria, T., Cadima, R. & Pereira, I.

    2012
  • (Português) Senior students in the knowledge society: a curricular program of digital literacy

    (Português) In Oliveira, Albertina (coord), Promoting Conscious and Active Learning and Ageing: How to face current and future challenges? (E-Book), Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, pp.231-245. (ISBN 978-989-26-0732-0)
    Varregoso, I., Pimentel, L., Santos, F., Rodrigues, C., Cainço, P. and Leal, S.

    2013
  • Do ensino presencial ao ensino a distância – percurso do Instituto Politécnico de Leiria, Portugal

    18º Congresso Internacional de Educação a Distância (CIAED).

    Costa, R; Francisco,M;  Jorge,N; J. Neves & Rodrigues V.

    2012
  • O uso do Computador Magalhães no 1º Ciclo do Ensino Básico

    Atas da Conferência Ibérica em Inovação na Educação com TIC.

    Gonçalves S., Nunes A., Silva E., Cadima R. & Pereira I.

    2012
  • Social Networks and Performance in Distributed Learning Communities

    Educational Technology & Society, 15 (4), 296–304.

    Cadima, R., Ojeda, J., & Monguet, J. M.

    2012
  • Ambientes virtuais de aprendizagem: eficientes para utilizadores de leitor de ecrã?

    SEMIME – VI Seminário “Exclusão Digital na Sociedade de Informação”

    Francisco M. & Sousa N.

    2012
  • Utilização da plataforma webnode como recurso de suporte às dinâmicas de uma comunidade virtual de aprendizagem no 1.º CEB

    Atas da Conferência Internacional Investigação, Prática e Contextos em Educação.

    Pedrosa N. & Cadima R.

    2012
  • Formar para a Inclusão: Um Curso Online de Introdução à Acessibilidade em Ambientes Virtuais.

    In Livro de resumos do V SEMIME – Seminário Exclusão Digital na Sociedade de Informação, FMH. Lisboa, 28-29 de janeiro

    Francisco, M. & Quintas-Mendes, A.

    2011
  • (Português) Trad’Inovações: Educational Iniciative with adults in Polytechnic Institute of Leiria.

    (Português) Conference on Education and New Learning Technologies (EDULEARN), Barcelona, Spain ISBN: 978-84-615-0441-1. Rodrigues, C & Varregoso, I.

    2011
  • Guia para produção de conteúdos digitais acessíveis

    Edição EU4ALL.

    Francisco M. & Sousa N.

    2011
  • Inovar para Todos: Acessibilidade nas TIC

    In António Osório & Maribel Miranda-Pinto (orgs.) Infância no digital. Braga: Arca Comum

    Francisco M. & Quintas-Mendes A.

    2010
  • Disponibilização de conteúdos LMS em dispositivos móveis

    Tese de mestrado, Instituto Politécnico de Leiria.

    Maximiano C.

    2010
  • Promoting social network awareness: A social network monitoring system

    Computers & Education.

    Cadima R., Ferreira C., Monguet J., Ojeda J. & Fernandez J.

    2010
  • Ambientes virtuais inclusivos: o que são e para quem?

    In Jornal Açoriano Oriental, nº. 17287 de 2 de setembro de 2010, p 17.

    Francisco, M.

    2010
  • Improving social capital: a social network monitoring system

    Revista Iberoamericana de Informática Educativa

    Cadima R., Ferreira C., Ojeda J. & Monguet J.

    2010
  • Ver com os ouvidos e ouvir com os olhos – Considerações para uma comunicação inclusiva: a descrição de imagem e som em contextos educativos online

    In Gláucio Machado, org. Educação e ciberespaço: estudos, propostas e desafios.

    Francisco, M. & Neves J.

    2010
  • Innovación y compartición de conocimiento en organizaciones de aprendizaje

    In Juan Manuel Gonzalez, Pablo Cortes & Jesus Muñuzuri. (Eds), Ingenieria y Gestion Del Conocimiento, Catedra IAT

    Ojeda J., Cadima R. & Fernandez J.

    2010
  • Estratégias para um ensino online mais inclusivo: sons e imagens para todos?

    Educação, Formação & Tecnologias; vol.2 (2)

    Francisco M., Neves J. e Esperança C.

    2009
  • Modelo pedagógico adotado nas licenciaturas em regime de ensino a distância no IPLeiria.

    In atas do XIII Encontro Ibero-Americano de educação a distância (AIESAD), 16-18 setembro Costa, R.; Francisco, M.; Jorge, N.; Neves, J. & Rodrigues, V.

    2009
  • As TIC e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem

    Matematrix: Aliar a Matemática às Tecnologias. In Luís Barbeiro (coord.), ESECS, Instituto Politécnico de Leiria

    Cadima R. (2009)

    2009
  • Network learning: New solutions for all.

    In proceedings of 7th International Congress on European distance and e-learning network (EDEN), 15-17 outubro, pp. 131-135.

    Neves, J.; Francisco, M. & Costa, R.

    2009
  • Os Teclinhas: convite a uma utilização pedagógica do correio electrónico

    In Luís Barbeiro (coord.), As TIC e a construção de uma Comunidade de Aprendizagem, ESECS, Instituto Politécnico de Leiria

    Menezes C. & Cadima R.

    2009
  • Gestão de Conhecimento Colaborativo em Comunidades de I+D+i

    CAPSI2009 – Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.

    Ferreira C., Cadima R., Monguet J., Ojeda J. & Fernandez J.

    2009
  • Licenciaturas em regime de Ensino a Distância no IPLeiria – Modelo pedagógico adotado.

    In M. C. Gomes et al. (eds.). Atas do XI Simpósio Internacional de Informática Educativa SIIE2009, Coimbra, 18-20 novembro. ISBN: 978-989-20-1774-7.

    Costa, R.; Francisco, M.; Jorge, N.; Neves, J. & Rodrigues, V.

    2009
  • Monitorização de redes sociais de interacção em comunidades distribuídas de I+D+i

    CAPSI2009 – Conferência da Associação Portuguesa de Sistemas de Informação.

    Cadima R., Ferreira C., Monguet J., Ojeda J., & Fernandez J.

    2009
  • Using a Social Network Monitoring System to improve Awareness and Social Capital

    Proceedings of SIIE09 – XI International Symposium on Computers in Education.

    Cadima R., Ojeda J., Ferreira C. & Monguet, J.

    2009
  • Innovation and Sharing of Knowledge in Learning Organization

    In Industrial engineering: a way for sustainable development, R. Pascual (Ed.), Book of full papers of 3rd International Conference on Industrial Engineering and Industrial Management, XIII Congreso de Ingeniería de Organización

    Ojeda J., Cadima R. & Fernandez J.

    2009
  • (Português) Animação de Séniores: uma iniciativa educativa numa Universidade de Terceira Idade.

    (Português) Dissertação de Mestrado apresentado à Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação – Universidade de Lisboa. Rodrigues, C.

    2009
  • Monitoring Knowledge Sharing Social Networks in Distributed Communities

    Proceedings of ICICTE – International Conference on Information Communication Technologies in Education. Cadima R., Ferreira C., Fernandez J., Monguet J., & Ojeda J.

    2009
  • Contributos para uma Educação Online Inclusiva: Estudo aplicado a casos de Cegueira e Baixa Visão

    Dissertação de mestrado apresentada à Universidade Aberta. Lisboa, 22 de dezembro de 2008. Francisco, M.

    2008
  • Knowledge Sharing in a Distributed R&D Community: an Experience Around Social Awareness

    In G. Richards (Ed.), Proceedings of World Conference on E-Learning in Corporate, Government, Healthcare, and Higher Education Cadima, R., Ferreira C., Ferruzca M., Monguet J., Ojeda J. & Fernandez J.

    2008
  • Considerações para uma comunicação inclusiva: a descrição de imagem e som em contextos educativos online.

    In livro de resumos da II International Conference Media for all, Instituto Politécnico de Leiria. Leiria, 7-9 novembro. Francisco, M. & Neves, J.

    2007
  • Cursos On-line para Todos / Accessibility Solutions for on-line Courses

    Actas do IX Simpósio Internacional de Informática Educativa. Escola Superior e Educação do Instituto Politécnico do Porto. Porto, 14-16 Novembro.

    Costa, R., Neves  J., Francisco M., Jorge N. &  Rodrigues V.

    2007

Projects